Sunday, April 24, 2011

Metallica


O Metallica é uma banda americana de thrash metal, formada em 1981 o Metallica é uma das bandas de metal mais populares do mundo, uma das primeiras do estilo thrash metal, o Metallica impressinava pela agressividade e rapidez nas músicas.

Seu 1º álbum "Kill 'em All (1983)" já foi considerado um sucesso e conta com alguns dos grandes clássicos da banda como "Seek e Destroy". Esse 1º álbum foi cercado por uma grande polêmica que foi a saída do guitarrista solo Dave Mustaine.

Mustaine tinha uma sério problemas com álcool e bebida e em alguns shows mal conseguia tocar até que James Hetfield (vocal e guitarra) e Lars Ulrich (bateria) que são os donos da banda, resolveram demitir Mustaine, ele saiu antes do lançamento do 'Kill 'em All', irritado pela "traição" dos companheiros de banda Mustaine afirmou que iria fazer uma banda e só iria ficar feliz quando essa banda se tornasse maior que o Metallica, foi ai que nasceu o Megadeth, que realmente conseguiu um enorme sucesso e junto com o Metallica é uma das grandes do thrash metal, mas não conseguiu ser mais popular, atualmente as brigas foram resolvidas, Mustaine e os ex-companheiros de bandas voltaram a ser amigos e estão em uma turnê.

Voltando para o Metallica, em 1984 a banda emplacava outro sucesso
o álbum "Ride the Lightning" muitas músicas viraram hinos do Metallica, como 'Creeping Death', 'Fade to Black' e 'For Whon Bell Tolls'.
O Metallica já contava com o novo guitarrista desde as gravações (Kirk Hammett).

Em 1986 veio a obra-prima da banda o considerados por muitos o melhor álbum de metal da história 'Master of Puppets', o Metallica vinha com muito mais potência, criatividade e ousadia do que nos álbuns anteriores, os fãs e a crítica especializada se renderam de vez ao Metallica que emplacou grandes clássicos do metal, como 'Battery', 'Master of Puppets' e' Welcome Home (Sanitarium)'. Tudo estava perfeito para banda até que aconteceu uma trágedia, o baixista Cliff Burton morreu durante a turnê 'Damage Inc.', o ônibus da banda sofreu um acidente, com o 1º impacto Cliff foi jogado pra fora e fatalmente o ônibus capotou em cima dele. Foi um grande choque pra banda, mas eles tinham que contiunuar sem Cliff, e para o lugar dele veio Jason Newsted, Jason não era tão técnico e virtuoso quanto Cliff, mas tinha personalidade, atitude e a presença de palco que a banda necessitava e logo foi bem acolhido pelos fãs.

Em 1988 o Metallica surpreende mais uma vez, não se mostra abatido pela morte de Cliff e lança o '...And Justice For All' um álbum íncrivel, e banda não perdeu nenhum a força que vinha mostrando, o álbum foi criticado negativamente pela mídia americana por ser considerado um álbum anti-americano, mas o sucesso foi inevitável pois conta com grandes clássicos como 'Blackened', '...And Justice For All' e 'One'.


Em 1990 o Metallica resolveu mudar um pouco de estilo, passando a pegar um pouco mais 'leve' nas músicas e pra muitos esse é um álbum de Heavy Metal, o nome do álbum é 'Metallica' mas ficou conhecido popularmente como 'Black Álbum'.
Esse álbum foi o a explosão do Metallica para todo o mundo, os fãs mais tradicionais da banda não gostaram pois falavam que o Metallica tinha se vendido pra mídia, particularmente esse é o melhor álbum do Metallica para mim.
Com esse álbum o Metallica foi abraçada pelo o mundo, praticamente toda música virou um hit, era sucesso atrás de sucesso como 'Enter Sandman', 'Sad But True', 'The Unforgiven' e 'Nothing Else Matters' sem falar nos outros, quase todo o disco virou música de sucesso, ali com toda certeza foi o auge do Metallica.

Então veio 1996 e o álbum 'Load' nesse álbum o Metallica radicalizou praticamente se tornou uma banda de Hard Rock, mudou a logomarca e todos da banda resolveram cortar os cabelos, e parece que assim como Sansão que quando perdia os cabelos, perdia as forças,  aconteceu também com o Metallica.
O sucesso tinha subido a cabeça da banda que tinha se tornado mais 'pop' pra conseguir mais fãs, mas o tiro saiu pela culatra. A única música que se salva é 'Until it Sleeps'

Em 1997 a banda continua a trilhar por esse novo rumo e mais uma vez quebra a cara, lançaram 'Reload', um péssimo álbum, pra mim não existe uma música que se salve desse CD, então não tenho o que falar mais dele.

E veio 1998 e a banda existiu no mesmo rumo e lançaram 'Garage Inc.' que era um CD duplo, esse já é menos ruim do que os 2 anteriores, ele voltam com a logomarca antiga, mas as únicas músicas que prestam são 2 covers 'Whiskey in The Jar' do Thin Lizzy e 'Overkill' do Motorhead.
E foi mais um fracasso.

Chega o ano de 2000, e esse com toda certeza do mundo foi o pior momento que o Metallica viveu.
O baixista Jason Newsted estava querendo fazer uma projeto paralelo 'Echobrain', mas James foi contra isso, e não permitiu que Jason fizesse, por achar que um músico só pode participar de um projeto, pois pra ele se Jason se dedicasse ao Echobrain acabaria esquecendo um pouco o Metallica, e também  de saco cheio do novo estilo,  e pela a falta se espaço dentro da banda, o baixista sai e deixa um enorme buraco, e isso foi só o começo, as brigas com os integrantes restante eram intessas principalmente entre Lars (baterista) e James (vocal, guitarra), ai veio a internet e com ela o 1º site pra baixar música o famoso Napster, ai Lars Ulrich entra em ação, indignada por essa nova tecnologia, onde qualquer pessoa poderia 'pegar' uma música do Metallica sem pagar nada, Lars entrou na justiça contra o dono do Napster, com isso a imagem da banda foi se desgastando muito durante esse período, o Metallica perdeu a batalha.
No mesmo ano James Hetfield entra numa clínica de reabilitação pra se curar dos problemas com o álcool.

Em 2003, Robert Trujillo da banda de Ozzy Osbourne é chamado para o posto de baixista no lugar de Jason, apesar de ser mais técnico do que Jason, Trujillo nem de longe tem a sua presença de palco, trajando roupas estilo Hip-Hop ou de jogador de basquete, e com coreográficas imitando macaco, fez com Jason deixasse um vazio no palco do Metallica e que os fãs até hoje sentem saudades dele.

Ainda em 2003 depois de muita polêmica o Metallica lança o 'St.Anger', que pelo amor de Deus, é de longe o pior álbum do Metallica, eu simplesmente finjo que esse álbum não existe, pela 1ª vez um álbum do Metallica não contava com solos de guitarra, Kirk e James simplesmente fazim riffs, e a bateria era horrível, parecia que Lars tinha pego latas de querosene e usado no lugar da bateria, o álbum foi um fiasco completo

Muito tempo se passou então chega 2008 e depois de muito quebrar a cara, depois de muitas críticas ao novo rumo da banda então é lançado 'Death Magnetic' esse álbum foi muito elogiado pelo crítica e pelos fãs, finalmente o Metallica tinha voltado ao velho e bom estilo.
O solos de Kirk Hammet voltaram, a banda apresentava novamente agressividade e atitude em suas músicas, e trouxe a esperança de dias melhores tanto para o Metallica quanto para os fãs.
Esse álbum tem excelentes músicas mas destaco duas 'The Day That Never Comes' e 'All Nightmare  Long'.

Em 2009 o Metallica entra para o 'The Rock & Roll of Fame' é uma galeria onde estão todos os nomes consagrados do Rock mundial, nesse dia esteve presente o ex-baixista Jason Newsted e o pai de Cliff Burton.

Atualmente o Metallica em turnê que se chama 'The Big Four' que são as 4 maiores bandas e precursoras do thrash metal, que são Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax.


Pois esse é o Metallica, uma mega banda que vale a pena conferir.








Membros Atuais:
James Hetfield - vocal, guitarra
Kirk Hammett - guitarra
Robert Trujillo - baixo
Lars Ulrich - bateria

Ex-mebros:
Cliff Burton - baixo
Jason Newsted - baixo
Dave Mustaine - guitarra

Discografia:
Kill 'em All (1983)
Ride the Lightning (1984)
Master of Puppets (1986)
...And Justice For All (1988)
Metallica "Black Album" (1990)
Load (1996)
Reload (1997)
Garage Inc. (1998)
St.Anger (2003)
Death Magnetic (2008)

No comments:

Post a Comment